10 Coisas para fazer em Gramado/Canela (RS)

Vai chegando o inverno, e com ele aquela vontade de dar um pulinho na Serra, a Europa dos gaúchos, para passear no centrinho de Gramado, comer um fondue, comprar chocolate e ver quais são as novidades – sempre me impressiono com a quantidade de atrações novas.

Então pensei em escrever um post de 10 sugestões do que fazer em Gramado e Canela, mas logo vi que era pouco para tudo o que essas duas cidadezinhas oferecem, e resolvi escrever logo 3 posts:

  • 10 Coisas para Fazer em Gramado/Canela (segunda)
  • Mais 10 Coisas para Fazer em Gramado/Canela (quarta)
  • Outras 10 Coisas para Fazer em Gramado/Canela (sexta)

Não vão faltar sugestões! Para os leitores que não são do sul e pretendem vir conhecer, anotem aí! Para quem é daqui e não sobe a serra faz tempo, dá uma olhada em quanta novidade te espera!

Se for um frequentador apaixonado, mande sua sugestão do que gosta de fazer em Gramado/Canela, para podermos continuar a série. 😉

1. Abrir os vidros e encher os olhos na Rota Romântica

Os caminhos que levam a Gramado são sempre lindos. Na primavera será impossível não reparar nas hortênsias, no outono são os plátanos que dão o show, enchendo a beira da estrada de folhas secas. Apenas abra os vidros e respire.

rota romantica

2. Aventurar-se no Alpen Park

O Alpen Park fica em Canela e é recheado de aventuras, como tirolesa, trenó na montanha, arvorismo e cinema 4D. A entrada no parque é gratuita, você paga pelas atividades que for fazer e pelo estacionamento.

mapa alpen park

3. Tomar um chocolate-quente

Esta perdição está por todos os lados, e é a mais deliciosa maneira de se aquecer nos dias frios.

Este café fica dentro do Reino do Chocolate, o castelo da Caracol. Lá está meu chocolate quente favorito, mega cremoso. Mas essa tentação pode ser saboreada em muitos outros pontos de Gramado e Canela, como na rua coberta ou na frente da igreja de pedra. 😉

4. Caminhar nos centrinhos de Gramado e Canela

Os centrinhos são recheados de cafés, lojinhas de artesanato e restaurantes. A praça Major Nicoletti em Gramado sempre merece uma voltinha. Quem vai pela primeira vez, consulte na previsão do tempo qual será o dia mais frio da sua estada e aproveite para tirar uma foto em um dos termômetros característicos de Gramado.

gramado e canela

Termômetros de Gramado e decoração de guarda-chuvas em Canela.

É terminantemente proibido não dar uma passada em Canela, que é especialmente decorada na páscoa, no inverno e no natal.

decoracao gramado canela

construcoes gramado

Sempre tem novidade em Gramado. Essa construção de janelas tortas e relógios malucos que giram enlouquecidamente, por exemplo, parece ter saído do país das maravilhas da Alice.

5. Sentir o geladinho da Cascata do Caracol

No Parque do Caracol, em Canela, descer 934 degraus te permite sentir o geladinho da cascata no rosto. Lá no parque existem vários mirantes, mas apreciar a cascata na base, no final da chamada “escada da perna bamba” é, literalmente, de tirar o fôlego!

dsc_0638

6. Tirar foto com a Amy e com o Chaplin

Se você vier em agosto, durante o Festival de Cinema, provavelmente encontrará algum famoso, mas para garantir a foto, mais fácil ir direto no Museu de Cera, lá as celebridades certamente terão tempo para você tirar quantas fotos quiser. Só não dão autógrafo. 😉

museu de cera gramado

7. Encantar-se no Espetáculo Korvatunturi

Inspirado em uma lenda Finlandesa, esse espetáculo mistura teatro, dança, técnicas circenses e cenários virtuais. E o melhor é que pode ser visto o ano todo em Gramado. Valores, programação, sinopse e localização você encontra no site do Korvatunturi.

korvantunturi

8. Conhecer o Zoo de Gramado

Geralmente não sou muito fã de zoológicos, mas o GramadoZoo merece respeito.Foram enquadrados na categoria A do Ibama, portanto lá rola muita pesquisa e educação ambiental. O zoo é dedicado apenas aos animais que pertencem à fauna brasileira. A maior parte dos bichinhos chega lá devido a apreensões do tráfico ilegal de animais, inclusive espécies em extinção. Evidentemente não foram retirados do seu habitat, e provavelmente não sobreviveriam se para lá voltassem, pois muitos já nasceram em cativeiro. No GramadoZoo não há grades e jaulas, o que separa você dos gatinhos gordos também chamados de onça são apenas vidros blindados, então se ele estiver a fim pode chegar bem pertinho para uma selfie. Atrás dos vidros, enormes áreas reproduzem o habitat natural do animal. Na parte das aves, entramos em um grande viveiro onde os animais passeiam soltos. Lá bem-estar animal e conservação ambiental não são só expressões bonitas.

gramado zoo

9. Fazer selfie nos mirantes

25

Mirante no Parque da Ferradura – Canela/RS

30

Para mim os mirantes mais bonitos estão no Parque da Ferradura, em Canela. Além disso, com um pouco de sorte, lá você pode encontrar macaco-prego, gambá, graxaim e especialmente o quati.

parque da ferradura

Pela análise do meu cabelo, essa foto deve ter uns 8 anos. Nesse dia cheguei bem na hora do almoço dos queridos quatis. ❤

10. Apreciar as delícias das cantinas e galeterias

Nunca comi mal em Gramado. Claro que paga-se bem, mas em relação à qualidade, desafio os leitores a me apontarem um restaurante ruim por lá. Indico especialmente a Cantina Pastasciutta e a Casa di Paolo. Para acompanhar, vinho ou suco de uva da região. 😉

cantina gramado

galeto

Marido faceiro rapando os pratos na Di Paolo.

E então, quais dessas vocês já fizeram? Quarta tem mais 10!!

Beijo!

Escrito por Natali

Anúncios

6 thoughts on “10 Coisas para fazer em Gramado/Canela (RS)

  1. Se tratando de Gramado-Canela não pude deixar de espiar. Há locais que visitei e que não foram citados mas merecem um destaque a começar pelo foundue do Xico que fica na rua que vai para o lage de pedra, a noite a sequência de foundue é servida em ambiente a luz de velas, atendimento pelos proprietários, outros três locais que visitei a caminho do Alpen Park foram a Flâmmi mundo da vela, ideal para adquirir velas decorativas, a Vinícola Jolimont, onde descobri muitas curiosidades sobre a arte de degustar vinhos, a Cachaçaria Flor do Vale, situado no pé de um morro rochoso com fontes naturais, isso a parte de todos os muitos museus que são atrações imperdíveis para quem dispor de tempo e dinheiro para apreciação. A hospedagem se deu na Hospedaria Provençal em Canela, com direito a Ofurô e café da manhã sonorizado que nos remete a um ambiente Francês, mas muito já fiquei no Hotel do Sesc rsrsrs….

    • Obrigada pelas dicas, Leonardo!
      Amanhã e sexta vou postar mais 10 sugestões, mas nenhuma das tuas dicas estavam na minha lista. Fiquei curiosa pela loja de velas e pela cachaçaria! 😀

  2. Pingback: Mais 10 coisas para fazer em Gramado/Canela (RS)ovo | As Rendeiras

  3. Pingback: Outras 10 coisas para fazer em Gramado/Canela (RS) | As Rendeiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s