Livros de Colorir Antiestresse

Recentemente li um comentário maldoso a respeito dos livros de colorir antiestresse para adultos que me despertou curiosidade e fui investigar mais a fundo esse mundo colorido que está enchendo os bolsos de editoras e livrarias do mundo inteiro.

“Floresta Encantada” e “Jardim Secreto”, ambos ilustrados pela britânica Johanna Basford, são uma febre na Europa e já estão entre os livros mais vendidos do Brasil em março e abril. Na semana passada vi uma vitrine lotadinha de exemplares do “Jardim Secreto” – sem brincadeira, era o único livro que estava na vitrine, tinha uns 300 – e, dois dias depois, o livro estava esgotado!

floresta-encantada-e-jardim-secreto

Foto: Lia Camargo.

A explicação para essa ampla aceitação pode estar relacionada à necessidade de uma válvula de escape para o estresse do dia-a-dia. É importante que existam momentos para “esvaziarmos a cabeça”, que nos desliguem dos meios eletrônicos e dos problemas, e melhor ainda se estivermos realizando uma atividade que proporcione prazer estético e satisfação. E não é só a Monalisa que pode proporcionar esse prazer, os livros de colorir também liberam dopamina quando você pinta e acha que ficou bonito. Quem procura um pouco na internet encontra muitos depoimentos a respeito da função terapêutica destes livros.

qete60vn2hh8ais1viqjeh6eu4_25835

Além disso, pelo fato de ser um trabalho manual, e também por envolver cores, a pintura estimula a criatividade, trabalha a percepção visual e a coordenação. Pintar é mais produtivo para o cérebro do que assistir a maior parte dos programas de televisão.

Já entre colorir e ler um livro, fico com a segunda opção, mas existem momentos nos quais não é possível se envolver em uma leitura, como quando você precisa ficar de olho em uma criança. Agora vocês podem colorir juntos e abolir a maracugina, porque a única preocupação na frente de um desses livros passa a ser a cor que será escolhida.

729676-livros-de-colorir-para-adultos-beneficios-3-630x340

Na terceira idade os livros de colorir também estão fazendo muito sucesso, e o objetivo de ser um hobby relaxante, em alguns casos, não difere muito de outros tradicionais passatempos (tricô, bordado, cruzadinha), mas em outros, ajudam na reabilitação de movimentos manuais e até cognitivos, pois ativa várias áreas do cérebro.

O raciocínio travou durante a escrita de um artigo? Vá colorir um pouco, quem sabe não surgem novas conexões, ideias frescas?

6je04ij50tvghdqvfsd7ltv034_2533 9hiejnmper0am77qdrh0c78e74_53158 livros-de-colorir-para-adultos-7-nggid0512755-ngg0dyn-245x0-00f0w010c010r110f110r010t010 livros-de-colorir-para-adultos-20-nggid0512768-ngg0dyn-245x0-00f0w010c010r110f110r010t010

E o preço é acessível: os livros da Johanna no Brasil custam em torno de R$ 29,90. O difícil é se contentar com a caixinha de lápis de 12 cores. ;D

Nesse dia das mães, é uma ótima opção de presente!!

livros de colorir

Comprei um para a minha mãe e não resisti, tive que dar uma coloridinha na primeira página. 🙂

E vocês, meninas, já experimentaram a terapia da pintura?

Beijos!

Escrito por Natali

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s