Dica da Nutri: Dieta detox

Olá pessoal, tudo bem?

Com toda essa comilança das festas de final de ano, o assunto “dieta detox” é muito procurado. No entanto, você sabe o que é essa dieta? Se ela funciona mesmo? Se é saudável? E como fazê-la? Não? Então agora é o momento de você responder todas essas dúvidas e muito mais neste post!

O que é dieta Detox?

A Dieta Detox resume-se no consumo de frutas, hortaliças, água, misturas de sucos e chás a fim de fazer uma faxina no organismo. Devido ao padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em nutrientes e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a toxinas, que podem comprometer o bom funcionamento do nosso corpo.  Alguns sintomas são relacionados com esse “mau funcionamento do corpo”, como: dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, dificuldade para dormir, falta de concentração, dores de cabeça constantes, fadiga, dificuldade para perda de peso, entre outros.

Alguns seguidores acreditam que o consumo destes alimentos ajuda no funcionamento dos rins e fígado e, com isso, promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. Normalmente é recomendada para eliminar as toxinas adquiridas durante períodos de festas e eventos que geralmente tem muita comilança e uso de bebidas alcoólicas, ou ainda no início de um tratamento nutricional para perda de peso, recuperação da saúde  e seguinte reeducação nutricional.  Para desintoxicar o corpo, essa dieta é composta de alimentos naturais e exclusão de alimentos industrializados, com alto potencial alergênico, tais como: laticínios, leite de soja, glúten, cereais refinados (farinha branca, arroz branco), açúcar, adoçantes, corantes, conservantes, café e álcool.

28027-1_n

Fonte: Body And Soul

A dieta Detox funciona?

Podemos ver essa questão de muitas maneiras. Eu, particularmente, não acredito em milagres, principalmente quando se diz respeito à alimentação e saúde. Esses cardápios detox vinculados na internet não tem garantia de funcionamento algum, ainda mais se forem executados como a maioria destes sites instrui. Existem profissionais que estudaram muito a respeito desta dieta que dizem que ela realmente funciona se executada da maneira correta e com a supervisão e auxílio de um profissional capacitado para isso. Eu acredito que a dieta detox ajude (durante um tempo) a limpar o organismo, pois muitos alimentos ingeridos nessa fase ajudam muito na saúde e existem estudos que mostram que esses alimentos possuem características destoxificantes. Entretanto, dietas radicais não são saudáveis a longo prazo.

Acho válido fazer uma dieta detox durante, por exemplo, uma semana e depois uma reeducação nutricional. Não adianta de nada destoxificar seu corpo durante 1 a 2 semanas se depois desse prazo você voltar a enchê-lo de toxinas. Portanto, procure um nutricionista que tenha experiência nessa área (existem muitos profissionais que não estudaram este tipo de dieta) e veja um tratamento possível e de acordo com o seu perfil, biotipo, e de acordo com o funcionamento do seu corpo.

detox-Fonte: Rachels Wellness

Alimentos Detox 

Existem muitos alimentos com propriedades destoxificantes para no nosso organismo. Alguns estudos mostram que se ingerirmos esses alimentos regularmente, os mesmos ajudariam a manter nosso corpo funcionando melhor e de forma mais saudável. Abaixo estão alguns destes alimentos:

Salmão: esse peixe é rico ômega 3, ômega 6 e ômega 9,  nutrientes com poderosa ação anti-inflamatória. Obs: durante o processo de desintoxicação, não é aconselhável comer carne vermelha ou outros tipos de carnes com muita gordura, que têm a digestão muito lenta e podem provocar inflamação. Recomendação de consumo: ingerir peixe de três a cinco vezes por semana.

Frutas e Legumes: esses alimentos possuem uma digestão mais fácil, as frutas, legumes e verduras são ricas em vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. Esses nutrientes impedem ou neutralizam a formação de compostos denominados radicais livres, que são nocivos ao organismo. Recomendação de consumo: três a cinco porções por dia. Obs: prefira alimentos orgânicos para que não consuma agrotóxicos.

smoothie-receita-dieta-detox-11

 Fonte: Uol

Chá Verde: essa bebida é rica em catequinas, substâncias que combatem a inflamação e os radicais livres, além de possuir efeito termogênico, ajudando a acelerar o metabolismo. Recomendação de consumo: não ultrapassar um litro por dia. Obs: lembre-se que o chá verde deve ser feito e ingerido na hora, pois depois de um tempo preparado ele pode perder as características termogênicas e antioxidantes.

Gengibre: devido à presença de duas substâncias chamadas cineol e gingerois, o gengibre é um perfeito anti-inflamatório, antioxidante e bactericida. O gengibre também é rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio, todos nutrientes com propriedades anti-inflamatórias importantes. O gengibre pode ser ingerido cru, fatiado, ralado em saladas, na forma de chás, adicionado em sucos ou na comida tanto depois de pronta ou durante a preparação. Não existem recomendações de consumo diário.

Alimentos integrais:  os alimentos integrais atuam na melhora do funcionamento intestinal. São riquíssimos em fibras. Com o nosso intestino funcionando melhor, o corpo aumenta a capacidade de excreção de toxinas por meio das fezes, potencializando a desinflamação e desintoxicação.

Grãos e sementes: além de vitaminas e minerais, os grãos integrais em geral possuem amidos resistentes, isto é, fibras que não são digeridas e agem promovendo a aceleração do trânsito intestinal. Grãos como a quinua e linhaça também possuem ácidos graxos ômega 3, que são anti-inflamatórios. Você pode consumi-los em saladas, com frutas e até batidos com sucos. Recomendação de consumo: uma porção por dia.

Limão: possui vitamina C, ácido cítrico e diversos nutrientes. Esse fruto estimula o funcionamento do fígado e a excreção de toxinas. Pode ser adicionado em sucos, temperar saladas e carnes. Recomendação de consumo: pelo menos um limão por dia.

beauty_skintherapy_summer_detox_1

 Fonte: Cosmone

Água e água de coco: São responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, pois estimulam o funcionamento dos rins, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células.  Poderoso antioxidante, a água de coco combate os radicais livres e também possui vitaminas A, B1, B2 e B5, que atuam na desinflamação.

Oleaginosas: ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma, por exemplo, castanhas do Pará, amêndoas, avelãs e nozes. Recomendação de consumo: 1 porção ao dia ( de 5 a 6 unidades – pode ser variada).

beneficios-das-castanhas-e-oleaginosas-168801919

 Fonte: Bolsa de mulher

Dicas: 

  • Invista em sucos naturais contendo esses alimentos que mencionei acima. Não esqueça de consumir os sucos sem açúcar;

  • Não coma nada que seja industrializado;

  • Lembre-se: quanto mais natural for sua alimentação, mais saudável você será;

images fFonte: Sua Saúde

Enfim, não existem milagres. Existe muita dedicação, esforço e persistência. Como eu já disse, procure um profissional que possa orientar e acompanhar você de forma correta.

Beijo da Nutri

Blog Catha

Anúncios

One thought on “Dica da Nutri: Dieta detox

  1. Pingback: Dica de Nutri Rendeira: Acabe com a flacidez | asrendeiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s