Dica da Nutri: Não confie na balança!

Olá pessoal, tudo bem?

Quem é meu paciente sabe, eu to sempre buzinando na orelha deles dizendo que eu não gosto de balança e que ela engana e muito! Hoje resolvi mostrar para vocês porque eu penso assim e porque eu falo para todos não confiarem na balança! 😉

Em muitas das consultas com meus pacientes, na hora de subir na balança é um filme de terror e de drama ao mesmo tempo. Por que? Porque as pessoas querem ganhar massa magra, perder gordura e ainda reduzir o peso na balança.  Até eu explicar e acalmar a pessoa que a balança é apenas uma opção de medida e que o peso que aparece no visor é a soma em músculos, ossos, gordura e água do seu corpo, muitos já entraram em depressão.

O peso na balança é sim um fator essencial na avaliação nutricional, porém não é a única medida. Existem diversas maneiras de determinar sua composição corporal e te digo com toda a certeza do mundo: só o peso na balança não determina tua composição corporal, sabe por que? Músculos pesam mais e tem volume menor que a gordura. Então é possível você estar fazendo dieta mais atividade física e o seu peso aumentar.

Olhe essa imagem abaixo:

Blog

Agora dá pra entender perfeitamente o que eu disse né? Como pode duas pessoas estarem com o mesmo peso, terem a mesma altura, porém um é cheio de músculos e o outro cheio de gordura? Estranho né? Pois vou te mostrar outra figura que é incrível e que ilustra exatamente isso que te disse, olha só:

Fonte: Corpo e Treino

Fonte: Corpo e Treino

Olha o volume que 2kg de gordura tem comparado com 2 kg de músculo. Chocante né? Se você está fazendo dieta, com ou sem nutricionista, e estiver acompanhando sua evolução apenas com a balança você possivelmente vai ficar decepcionado, principalmente se você está fazendo atividade física para ganho de massa muscular. Saiba que é muito melhor realizar um acompanhamento de todas suas medidas, para você ter certeza do seu % de gordura corporal, peso de gordura, peso de músculos, peso de ossos e órgãos.  Existem algumas maneiras de medir essas variáveis, como a bioimpedência, medidas antropométricas utilizando a fita métrica e adipômetro. Se você tem um nutricionista, converse com ele para decidir qual o melhor método de avaliação da sua composição corporal. 😉

Para fechar com chave de ouro, mais uma imagem que ilustra, mais uma vez, por que o peso na balança não é o único parâmetro que você deve levar em consideração:

Fotor0102217259

 

Agora quero saber, vocês acreditam em mim quando digo que nossas roupas são mais confiáveis que a balança? 😀

Me contem aqui o que vocês acham e se tem dúvidas!

Blog Catha

Anúncios

3 thoughts on “Dica da Nutri: Não confie na balança!

  1. Olá As..
    Quem disse isso,claro que confio,imagina se eu não me peso não fico tranquila.
    Tenho que me pesar para saber quantos estou pesando, claro que faço isso duas vezes na semana e é suficiente.
    Agradeço por compartilhar e quando tiver outras dicas iguais a estas mande que aceito com muito carinho.
    Abraços sempre.
    ClaraSol

  2. Pingback: Retrospectiva 2014 | asrendeiras

  3. Pingback: Dica de Nutri Rendeira: Acabe com a flacidez | asrendeiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s