Dica da Nutri: Acabe com a ACNE

Olá pessoal, tudo bem? Vamos conversar um pouquinho sobre acne, as malditas espinhas e cravinhos que não desgrudam de muitos de nós? 😛

O que é ACNE? A acne é uma doença de pele , de origem inflamatória, que causa a formação de espinhas, cravos e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos). Essas belezuras vulgarmente chamadas de espinhas!

Dieta causa ACNE? Essa é uma questão muito interessante, pois alguns estudos dizem que sim e outros dizem que é mito, porém, depende muito da origem da acne. Acne mesmo, como eu disse lá em cima é uma doença inflamatória, então a alimentação até pode ajudar a atenuar alguns sintomas ou o aspecto pior da pele (assim como a foto abaixo, por exemplo), mas não é a causa. No entanto, quando nós estamos com a dieta muito inadequada repleta de nutrientes não tão bons, a nossa pele e corpo sentem e aumentam a inflamação.  Então, dieta pode atenuar ou evidenciar as espinhas e cravos, através da estimulação de maior produção de sebo, por exemplo, mas não causar a ACNE (doença).

Fonte: Clinipam

Fonte: Clinipam

Ok, e como nós podemos prevenir, evitar, combater ou atenuar as malditas espinhas? Simples! Eu trouxe uma lista de alimentos que ajudam e muito na melhora do aspecto da pele para quem sofre com as espinhas.

Alimentos que ajudam na diminuição da ACNE

Água: Com uma hidratação adequada as toxinas que podem causar problemas na pele são eliminadas. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais viçosa e fortalecida ela será; isso impede a formação de oleosidade, ou que fique desequilibrada. O ideal é que seja ingerido cerca de 2 litros de água por dia.

Vitamina A: Auxilia na diminuição da produção de sebo, tornando a pele menos oleosa e inibindo a formação de acne. Esta vitamina é altamente antioxidante, o que é ótimo para a recomposição celular e proteção extra da pele contra os efeitos do sol, além de prevenir o envelhecimento precoce da pele. Alimentos fonte: cenoura, espinafre, brócolis.

Fonte: dicasdemusculacao.org

Fonte: dicasdemusculacao.org

Zinco: É muito anti-inflamatório e antioxidante! Esse nutriente atua na pele criando um ambiente inóspito para  crescimento das bactérias causadoras das espinhas e acnes, e tem o poder de acalmar a pele irritada. Fonte: frutos do mar, castanha do Pará e gérmen de trigo. Fotor0905180642 Vitamina C:  A vitamina C fortalece a imunidade e protege a pele contra as radiações solares; ajuda na prevenção da acne atuando de forma anti-inflamatória. Este nutriente também é indispensável na formação do colágeno, proteína responsável pela sustentação da pele. Fonte: frutas cítricas, mamão e acerola. Fotor0907202219 Vitamina E: É muito antioxidante e ajuda na regulação hormonal, evitando a acne. Fonte: Batata doce, nozes, azeite de oliva, sementes de girassol, abacate, brócolis e folhas verdes. Fotor0907202839 Selênio: Propriedade antioxidante, ajudando a proteger a pele dos radicais livres, evitando a formação de acne. Alimentos fonte: gérmen de trigo, atum, salmão, alho, castanha do Pará, ovos e arroz integral. Fotor0908101341 Ômega 3:  Este tipo de gordura combate o envelhecimento e melhora a circulação do organismo, promovendo um melhor aproveitamento do oxigênio pela pele. Ele também atua ativamente no processo de renovação celular, mantendo a pele sempre nova e limpa. Fonte: peixes de água fria, como salmão, atum, além de óleo de linhaça, nozes, sementes de girassol e amêndoas. Fotor0908101649 E lembre-se: uma alimentação balanceada e rica em alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes é peça fundamental para a saúde, não só da pele, mas sim do corpo todo! E nada melhor que um nutricionista para planejar um cardápio totalmente personalizado para você e de acordo com seus objetivos! 😉 Existem outros meios de atenuar e minimizar a acne, para isso, procure um dermatologista, ele é o profissional indicado para cuidar muito bem da sua pele! 😉 E você, está esperando o quê para procurar um nutricionista e um dermatologista? Um super beijo da nutri! 😀 Blog Catha

Anúncios

2 thoughts on “Dica da Nutri: Acabe com a ACNE

  1. Pingback: Retrospectiva 2014 | asrendeiras

  2. Pingback: Dica de Nutri Rendeira: Acabe com a flacidez | asrendeiras

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s