Dica de Nutri Rendeira: Acabe com a flacidez

Olá meninas, tudo bem?

Hoje venho trazer um assunto que garanto que é o fantasma de muitas mulheres por aí: flacidez.

A flacidez é a perda da tonicidade natural da pele e músculos, através da perda de colágeno e elastina. Pode acontecer devido a grande oscilação de peso, gravidez, idade e até má alimentação.

 

Fonte: Corpo e Estética e Estilo RAC

Fonte: Corpo e Estética e Estilo RAC

O colágeno e a elastina são proteínas estruturais presentes em diversos tecidos do nosso corpo. A elastina  promove a elasticidade dos tecidos, já  o colágeno é responsável pela firmeza e por garantir que a elastina não estique ao ponto de ruptura.  Essas proteínas juntas, fornecem estrutura de suporte para órgãos, tecidos e principalmente a pele.

Com o avanço da idade e o passar dos anos, a síntese de colágeno diminui gradativamente, as fibras elásticas tornam-se deformadas e menos flexíveis. O suporte estrutural vai se perdendo, assim a pele torna-se menos elástica e mais fina.

Mas a pergunta que não quer calar é: o que podemos fazer para mudar ou prevenir que isso ocorra?

É aí que entra a nutrição, que pode ser uma ótima aliada na guerra contra a flacidez da pele. Para nossa felicidade existem alimentos que ajudam a aumentar a produção de colágeno e a tonicidade da pele.

A síntese de colágeno depende de muitos fatores, como ingestão de aminoácidos específicos e uma série de vitaminas e minerais como a vitamina C, D e E, o cálcio, manganês, silício entre outros. Quando combinamos uma ingestão adequada de nutrientes aumentamos a produção do colágeno.

Bom, vamos logo ao que interessa, quais são e como alguns alimentos ajudam a diminuir a flacidez. Eis a lista:

Peixes: possuem ômega 3, que é um potente antiinflamatório e antioxidante. Alguns possuem vitamina D, que ajuda na formação e amadurecimento das células responsáveis pela síntese  de colágeno.

Fonte: Hiper Feminina

Fonte: Hiper Feminina

Aveia: rica em silício, que é um mineral construtor fundamental para a síntese de colágeno e firmeza da pele.

Fonte: Minha Vida

Fonte: Minha Vida

Carnes vermelhas: são fonte de proteína e aminoácidos, essenciais para o processo de produção de colágeno. Entretanto,  deve ser feita a ingestão de carnes magras, pois a gordura saturada irá atrapalhar a síntese de colágeno.

Fonte: Athletica Academia

Fonte: Athletica Academia

Frutas cítricas: riquíssimas em vitamina C, excelentes antioxidantes que nos protegem dos radicais livres, responsáveis pela quebra de proteínas no corpo, inclusive o colágeno.

Fonte: Meu Momento Feliz

Fonte: Meu Momento Feliz

Alimentos integrais: fonte de vitaminas do complexo B que ajudam na manutenção da firmeza e saúde da pele.

Fonte: Dri Saudável

Fonte: Dri Saudável

Frango: ótima fonte de proteína magra que ajuda na construção muscular evitando a flacidez.

Fonte: Sadia

Fonte: Sadia

Abacate: contém gorduras monoinsaturadas, que ajudam a manter a pele elástica, e vitamina A, que auxilia na síntese do colágeno.

Fonte: Boa Forma

Fonte: Boa Forma

Queijos brancos: boa fonte de proteína, os queijos magros auxiliam na construção muscular e na síntese de colágeno.

 

Fonte: Folha Vitória

Fonte: Folha Vitória

Alimentos que devem ser evitados:

Industrializados em geral,  fast food, alimentos muito gordurosos.

Principais “vilões”: refrigerantes, bolachas recheadas, lasanha congelada, pão branco, salgadinhos e chocolate.

Mas calma, não fiquem tristes, esses alimentos só não podem ser ingeridos sempre, mas de vez em quando não tem problema, até porque quando a TPM bate é difícil ficar sem um chocolate né? hehe

 

Exercício físico:

Como sempre, a atividade física é muito importante para a manutenção da saúde e estética. No caso da flacidez, o exercício físico estimula as células produtoras de colágeno, além disso, promove o tônus muscular, preenchendo os “espaços” e garantindo um tecido mais saudável.

Caso você não goste ou não tenha tempo para ir na academia, aqui vai uma dica super valiosa: caminhe mais, suba e desça escadas, alongue-se antes do banho, faça exercícios localizados como abdominais, flexões, agachamento, etc. Hoje em dia não existe mais desculpa para ficar parada, até no celular existe uma gama de aplicativos que te ajudam a fazer algum tipo de exercício. O importante é não ficar parado! 😉

 

Fonte: Saude Cultura Mix

Fonte: Saude Cultura Mix

Exemplo de cardápio para evitar ou atenuar a flacidez:

Café da manhã: iogurte natural com aveia e frutas.

Lanche da manhã:  castanhas

Almoço: Filé de frango, arroz integral, feijão e salada.

Lanche da tarde: abacate esmagado com limão

Janta: igual ao almoço ou caso você goste de lanche, uma opção ótima é sanduíche com pão integral, queijo branco, salada e atum.

Ceia: Leite com canela

bebida_quente_leite moca_banana_Fotor_Collage

Existem também diversos  suplementos, produtos e tratamentos estéticos que auxiliam muito na luta contra a flacidez, porém sozinho, o efeito não é 100%. Então resumindo: o segredo é comer bem, praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis.    😉

Aqui no blog você ainda encontra dicas da nutri para acabar com a Acne, a Dieta Detox e um artigo explicando porque você Não Deve Confiar na Balança!

É válido lembrar que em relação à nutrição o ideal é realizar um acompanhamento com um profissional qualificado, então pessoal, corram para sua nutri e peçam uma dieta bem personalizada para suas necessidades e objetivos! 😉

Beijo da Nutri! 😀

 Blog Catha

Anúncios

4 thoughts on “Dica de Nutri Rendeira: Acabe com a flacidez

  1. Catha,

    consumo tudo que falaste, peixe, amêndoas, laranja e não gosto da farinha( massa, canelones, pizzas) e nem de açúcar. Faço academia todos os dias: segunda – ritmo, terça musculação, quarta ritmo, quinta ioga e sexta musculação.
    Mas, vejo que o colágeno esta reduzindo cada dia que passa, tomar ele em capsula ajuda?
    Bjos
    Elisa

    • Oi Elisa, Tudo bem?

      Se você já tem todo esse cuidado com a alimentação e atividade física, o colágeno hidrolisado tanto em pó quanto em capsula irá te ajudar muito. Tem várias opções no mercado, eu normalmente indico para meus pacientes ou capsulas de colágeno hidrolisado, ou então um da marca Sanavita que é em pó e já possui na sua composição uma série de vitaminas e nutrientes para potencializar o efeito de síntese de colágeno. Normalmente os resultados são maravilhosos. Espero ter te ajudado. Fico a disposição. Beijos 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s